Jogos como ação atrofiam o cérebro, de acordo com um estudo

jogos de vídeo podem ser prejudiciais para o cérebro humano

Os jogos de vídeo podem ser tão benéficos quanto prejudiciais para o cérebro humano. E, embora haja literatura científica sobre o impacto favorável que eles têm em memória de curto prazo e atenção visual, pouco se sabe sobre sua marca em outras áreas do cérebro.

Os jogos de ação, como o popular Call of Duty, podem reduzir a quantidade de matéria cinzenta alojada no hipocampo, uma das maiores áreas do cérebro humano, e assim promover doenças como depressão, esquizofrenia, transtorno de estresse pós-traumático E doença de Alzheimer.

De acordo com o estudo, o impacto dos videogames sobre a plasticidade do hipocampo, os jogadores que costumam desempenhar títulos de tiro em primeira pessoa mais frequentemente estimulam o “núcleo caudalo”, uma região do cérebro responsável por regular atividades rotineiras que habitualmente Você recebe uma recompensa, como comer, beber ou ter relações sexuais. No entanto, uma maior estimulação desta área diminui o uso do hipocampo cerebral, responsável por funções como a memória espacial e episódica, o que leva à perda de matéria cinzenta na área.

Se os videojogos de ação tendem a diminuir a matéria cinzenta no hipotálamo de um jovem adulto, deve notar-se ao recomendar seu uso entre crianças, jovens adultos ou adultos que procuram melhorar as habilidades cognitivas, como a memória de curto prazo e a atenção visual conclui o estudo. Porque os resultados dizem que tais melhorias têm um custo.

Para suas conclusões, os pesquisadores testaram 90 horas de jogabilidade em dois grupos de jogadores, um com jogos como Call of Duty, Killzone e Borderlands 2, e outro com jogos 3D do Super Mario Bros. Ao comparar a atividade cerebral de cada um Grupo, descobriram que o grupo em contato com jogos de ação reduziu a quantidade de matéria cinzenta no hipocampo, enquanto o outro melhorou a estimulação da área.

O estudo também aconselha os desenvolvedores de jogos de ação a modificar seu design. Como as estratégias espaciais têm sido associadas a aumentos na matéria cinzenta do hipocampo ao jogar videogames, é possível que os jogadores usem essas estratégias para neutralizar os efeitos negativos sobre o hipocampo.

Deixe uma resposta